Zoltán Kodály

Zoltán Kodály foi um compositor, etnomusicólogo, educador e pedagogo, linguista e filósofo húngaro. Além disso, foi um dos mais destacados músicos húngaros de todos os tempos.

Ian Guest

Ian Guest é o precursor do ensino da música popular no Brasil. Fundador, em 1987, do Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical - CIGAM. Foi ele quem introduziu, no Brasil, o Método Kodály de Musicalização.

Metodologia

Método Kodaly

De acordo com Kodály, o intelecto, as emoções e a personalidade de todas as pessoas podem ser desenvolvidos e trabalhados através da música. Dessa forma, a música deveria ser acessível a todos, de maneira simples, porém sem perder a qualidade. Para encontrar uma música que pudesse ser apreciada e executada por todas as pessoas que assim o quisessem, Kodály iniciou uma vasta pesquisa, que teve seu foco direcionado em especial para a música folclórica húngara.

Kodály acreditava que o estudo de música com as crianças devia partir das canções folclóricas e dos conhecimentos musicais que podiam ser explorados em seu estudo e, através dessas canções, ir expandindo o universo musical até alcançar a compreensão da literatura musical universal. O Método não foi escrito por Kodály e sim por seus seguidores, que utilizaram o material produzido por ele em suas pesquisas e práticas pedagógicas no campo do ensino da música.

O método foi introduzido no Brasil por Ian Guest, músico natural da Hungria, da primeira geração do método Kodály de musicalização no Conservatório Bella Bartok em Budapest, sendo seus professores discípulos de Zoltán Kodály.

A Vivace Escola de Música é adepta do Método Kodály de ensino. No ano de 2015, Ian Guest esteve na Vivace de São Pedro da Aldeia ministrando os cursos de Harmonia Popular e Musicalização pelo Método. É uma honra ter este grande mestre como modelo para o nosso trabalho.